easyfairs

Programa del congreso

20 de Septiembre

10:50h - 11:20h | Logística promocional - A logística ao serviço do marketing

Pedro Varge Luis Simoes
Pedro Varge, Gestor Logística Promocional Portugal, Luis Simões

Respondendo cada vez mais às necessidades dos seus clientes e à pressão do mercado, a Luís Simões tem procurado sustentar a sua estratégia de crescimento na criação de um leque de serviços cada vez mais agregadores, que permitam aos seus clientes ter soluções desde a produção até ao ponto de venda. Aportando valor aos clientes, e ajudando-os a concretizar as estratégias de marketing definidas, apresentando soluções globais, "chave na mão"!


11:20h - 11:50h | Serviço next day na Península Ibérica

Pedro Santos, Director de Operaçoes, Lusocargo Transitàrios
Sergi Tomás, Diretor comercial e Desenvolvimento de Negócios, Pall-ex

11:50h - 12:20h | Cadeia Logistica Internacional: Fatores Críticos para o desenho de uma rede de logística internacional

Pedro Melo Sonae
Pedro Melo, International Logistics Director-Operations, Planing and Freight Mng, Sonae

Num contexto global, em que as empresas tentam crescer pela via da sua internacionalização, o desenho dos fluxos de mercadorias e a sua rede logística assume uma crescente importância.  A diversificação de mercados e de fontes de abastecimento obrigam a um maior presença global. O entendimento dos fatores mais importantes para um correto redesenho e dimensionamento da rede de logística internacional permitem, pela sua otimização capturar valor e ganhar vantagens competitivas.


12:20h - 13:00h | What is the green supply chain?

Moderator: César Castillo, Academic Director, Icil

When we think about the future of logistics, do we have to talk about green logistics? Many of the supply chain principles and logistics solutions applied today in companies, were developed in  an  era  in  which  sustainability,  safety  and  security  were  not  an  issue.  Is  there  something  changing? Green supply chain could be defined as integrating environmental thinking into supply‐chain management,  also  including  product  design,  material  sourcing  and  selection,  manufacturing  processes, delivery of the final product as well as end‐of‐life management of the product after its  useful  life.  But,  what  about  Big  Data?  Could  big  data  helps  us  to  be  greener?  Is  just  a  fashion/marketing issue to be green? As a company could we affor to be green? Is the costumer prepare for a green supply chain? Which are the costs for be green? Who will assume the costs?

Fran Cano Parfois
Fran Cano, Logistics & Operations Director, Parfois
Frederico Beck, CEO, Group Totalmedia
Luis Santos, Sales Director, Stef Iberia

13:00h - 16:00h. Break


16:00h - 17:00h | New 2017! ASK THE EXPERT SESSION: O desenho do Armacem (Lay-Out), Chave da productividade

Luis F. Acosta Rodríguez, Responsável da área de Conhocemento Supply Chain Managment, Global Lean 

Para esta edição da Empack & Logistics Porto, temos o gosto de apresentar uma novidade na nossa area de congresso, as conferências ASK THE EXPERT, onde contaremos  com a presença de D. Luis F. Acosta Rodriguez, responsável da supply chain na Global Lean, que fará uma breve introdução dos temas a tratar para seguidamente responder às perguntas que os assistentes queiram formular. Este espaço contará com uma sessão o dia 20 e outra o dia 21 de setembro. 

Os temas a tratar na primeira sessão o dia 20 serão: o Lay-out do armazém e o seu impacto na produtividade, o Lay-out e automação do armazém, elementos-chave no desenho do armazém.

Não perca a oportunidade de resolver todas as suas questões e levar a logística do seu negocio ao seguinte nível.


17:00 - 17:30h | Incidências comuns no transporte de mercadorias – análise prática

Tiago Sampaio, Associate lawyer, Cuatrecasas

Nesta presentação irão ser tratados, desde um ponto de vista juridico, e duma forma prática, dinâmica e com casos reais , as incidências que são mais frequentes no transporte de mercadorias tais como: danos, perdas, roubos, incêndios, mojaduras, atrasos na entrega etc...


Lean Academy

17:30h - 19:00h | BIC - Best in Class , uma história de sucesso…

Pedro Moreira Generis
Pedro Moreira da Silva, Diretor Business Unit Industrial & Operações, Generis

Nascida em 2002, a Generis Farmacêutica S.A. é hoje em dia, uma das principais empresas a operar no mercado português de medicamentos genéricos ocupando posições cimeiras há já vários anos. Para fazer face às profundas alterações que o mercado de genéricos sofreu nos últimos anos e com vista a aumentar a sua competitividade, a Generis , decidiu implementar em 2012, um programa denominado BIC - Best In Class com o objectivo de adoptar as metodologias Kaizen Lean e implementar a Melhoria Contínua na sua organização . Com a implementação deste programa, uma verdadeira história de sucesso, foi possível melhorar não só os principais indicadores operacionais , como tornar a empresa mais amig da mudança e mais ágil construindo uma base sólida para alicerçar o seu crescimento, a qual se traduz numa nova cultura da empresa


18:15h - 18:55h | Otimização de Supply chain Intercontinental

Ana
Ana Isabel Fernandes, COO da Ogma

A apresentação será focada na partilha de um caso otimização de uma cadeia logistica intercontinental, através da redução/supressão de fluxos sem valor acrescentado, ao longo de todos os processos logisticos. A partilha abordará a totalidade da cadeia, desde a recolha das peças e matéria prima nos fornecedores, até à distribuição no ponto de consumo para integração no produto final.

10:30h - 11:00h | Utilização de nanopartículas em embalagens na conservação de alimentos por um mundo mais sustentável

Margarida Cortez Vieira, Head of Department of Food Engineering, University Algarve

Numa sociedade industrializada, a produção de alimentos embalados tem estado sempre a crescer. Contudo, os prazos de validade destes alimentos são por vezes curtos demais e são desperdiçados alimentos ainda de boa qualidade o que representa uma grande preocupação mundial sobretudo no que concerne as desigualdades na “capacidade de alimentar cidadãos entre os países industrializados e os em desenvolvimento.  O prolongamento do tempo de prateleira dos alimentos, mantendo a sua qualidade sensorial, nutritiva e a sua segurança, contribui para a sustentabilidade dos alimentos. A embalagem de alimentos está a desempenhar um papel cada vez mais ativo na conservação dos alimentos e investiga-se neste momento a inclusão de compostos antimicrobianos e antioxidantes de origem natural, de dimensão á escala nano, na superfície das embalagens que está em contacto direto ou indireto com os alimentos porque é na superfície que estes normalmente se começam a deteriorar.

 

KEYNOTE SESSION

11:00h - 11:45h | ‘When Digital becomes Human’ Sobre a transformação das relações com o cliente.

Steven Van Belleghem | Consultar Bio

Há uma necessidade urgente de transformar completamente a relação com o consumidor. Os clientes vivem num mundo de auto-serviço, de grandes arquivos de dados, de automatização e de integração do mundo online e offline. Não implementando a transformação digital, o futuro da sua empresa está em risco. Uma transformação digital com êxito é fundamental, mas não é suficiente. Devido à evolução digital, as suas relações com o cliente necessitam também de uma mudança a nível humano. Os desafios importantes neste aspecto são numerosos e interessantes: encontrar um equilíbrio na relação entre o homem e a máquina, destacando o papel do toque humano e usando o poder de conectar as pessoas ao máximo. Steven guiá-lo-á na sua nova historia: ‘When Digital becomes Human’. A história levá-lo-á numa viagem ao futuro, sendo provocante, excitante e assustadora ao mesmo tempo. Desfrute desta viagem espectacular!


11:50h - 12:20h | Omnicanalidade: Tudo em um, ou um para todos. Como os factores-chave definem a tecnologia nos centros de distribuição de moda

Explicaremos quais são os 5 motores principais da intralogística actual na distribuição de moda. Usando casos reais mostraremos quais são as tecnologias que melhor implementam estes factores-chave.

Eduardo Comadrán, Subsystems Manager, Interroll
Sergio Brandão, Sales Engineer Portugal Market, Interroll

12:20h - 13:00h | Mesa redonda – Renovação do packaging

Margarida Alves CNE
Moderador: Margarida Alves, Diretora Centro Nacional de Embalagem

Nesta mesa redonda vão ser tratados aspectos como desenho, qualidade, materiais, segurança…etc.. que devem ser abordados ao longo do processo de renovação.

Pedro Caldas Continente
Pedro Caldas, Senior Marketing & Communication Manager, Modelo Continente
Américo Rocha DSSMITH
Américo Rocha, General Manager, DS Smith Packaging Portugal
Continente
DSSMITH

13:00h - 16:00h. Break


Foro de vino

16:00h - 16:30h | A embalagem é um fator de diferenciação na categoria do Vinho?

Sandra Ramos, Key Account Manager, GFK Metris

Esta apresentação tem como objetivo demonstrar a importância crescente do packaging na escolha do Vinho, bem como dar a conhecer metodologias e técnicas de teste de packaging, que permitem dotar os decisores de informação sobre o impacto que uma nova garrafa, um novo rótulo ou outro tipo de alteração na embalagem, pode ter junto do consumidor.


16:30h - 17:00h | O packaging no Marketing

Nesta apresentação, o grupo Sogevinus, líder na categoria de vinhos do Porto “colheitas” e que agrupa a grandes marcas como Cálem, Kopke e Burmester entre outras, exporá qual é o papel do packaging na estratégia das diferentes marcas que compõem o grupo.

Pedro Braga, Director Operações, Sogevinus Fine Wines
Patricia Neves de Sousa, Marketing Director, Sogevinus Fine Wines

17:00h - 17:30h | Trends in the Wine Label Industry

Antonio Oliveira
António Oliveira, Responsável produto, Brigal - HP Indigo

A palestra será sobre as possibilidades e oportunidades que a impressão digital oferece ao mundo do vinho. Aumento da produtividade, redução de custos, novas aplicações, previsão de custos e sobretudo fidelização do cliente.


17:30 - 18:10h | Wine Packaging: pensar fora da garrafa.

Nos últimos anos surgiram grandes inovações no packaging de vinhos– dos BIBs, vinho em lata e até em garrafas de papel. Mas o packaging de vinhos surge como um dos mais tradicionais nichos do mercado de embalagem e resiste dentro da garrafa? Porquê? Quais os desafios? Quais as oportunidades?

Rita Monteiro diretora, Titan Amarela e co-fundadora, Wine-Shine
Paal Myhre, Diretor criativo, Myhre Design e co-fundador, Wine-Shine

No te marches sin pasarte antes por nuestro afterwork. A las 19.00 horas te esperamos al final del pabellón, en la Sala VIP para disfrutar de un momento distendido con compañeros, clientes y visitantes. Tendremos música en vivo con Marco Brantner!

Afterwork

21 de septiembre

10:50h - 11:20h | Parcerias para enfrentar os desafios da distribuição através de soluções inovadoras.

Apresentação conjunta da CHEP e da DS Smith sobre soluções inovadoras em plataforma de venda. A mudança comportamental do consumidor aliado ao impacto da crescente actividade promocional na distribuição, coloca novos desafios a toda a cadeia de distribuição.

Joao
Joao Nogueira, Category Manager, CHEP Portugal
Joana Gonçalves
Joana Gonçalves, Marketing Manager, DS Smith Displays
chep
ds smith

11:15h - 11:45h | Uma logística mais eficiente assente em qualidade de dados do produto.

Filipe Esteves GS1
Filipe Esteves, Gestor Sénior de Desenvolvimento de Negócio,GS1 Portugal.

Manter a qualidade dos dados é um desafio aumentado pela era do digital. As equipas de TI, gestão e/ou qualidade das empresas enfrentam agora novos desafios com o crescimento do online e o desenvolvimento do mobile, no sentido de garantirem a fiabilidade, segurança e rapidez na partilha de informação dos seus produtos/serviços.

Por esse motivo, e com o surgimento da plataforma Sync PT, a GS1 Portugal desenvolveu uma solução: 560 Validata

Este serviço destina-se a facilitar a introdução da informação ou analisar os registos considerados indispensáveis à comunicação dos dados dos produtos, em conformidade com a legislação europeia e com as boas práticas de mercado, promovendo um maior alinhamento no fluxo de informação entre fornecedores e clientes.


11:45h - 12:15h | Autozitânia - Diferenciação através da Logística

Flavio Autozitania
Flávio Menino, CCO na Autozitânia

Num setor onde a concorrência é muito agressiva e a oferta de produtos é bastante homogénea, como pode a logística ser um fator diferenciador?

Quais os desafios enfrentados e as estratégias implementadas, de forma a transformar o simples serviço logístico num serviço de excelência?

Apresentação de como o investimento em logística resultou no crescimento de vendas e na fidelização de clientes por parte da Autozitania. 


12:15h - 13:00h | Mesa redonda: Os R.R.H.H. no setor logístico.

Moderador: Américo Lopes de Azevedo, Profesor associado, Porto Business School.

Quais são os perfiles demandados pelo mercado? Quais estrategias podem ajudar ás empresas do setor a melhorar a sua gestão e retenção do talento? Quais são as competências assinadas a cada posto? temas de remuneração...

Ana Rodrigues, Gestora de Recursos Humanos, Luis Simões
Vítor Antunes, Director of Middle Office, ManpowerGroup Portugal

13:00h - 16:00h. Break


16:00h - 16:40h | Mesa redonda: Reptos e oportunidades no sector da logística, no e-commerce

Moderador: João Jales, Country Manager, Nacex.

Expertos on-line retailers debaterão sobre os últimos reptos e oportunidades que oferece a logística no novo meio digital. Entre outros temas, serão debatidos a problemática dos operadores logísticos e couriers nas entregas do comércio on-line; o crescimento desse canal comercial; as entregas express; os problemas do calendário (Black Friday, Natais…); frotas suficientes e sustentáveis, sistema de informação e os reptos e oportunidades que gera o ecommerce na última milha.

Jorge Simoes, Head of Ecommerce & Omnichannel, Sport Zone
Joana Fernandes, Diretor of eCommerce Operations, Farfetch

16:45h - 17:15h | Vamos exportar, logisticamente estamos preparados!

Ponente
Alexandre Felicio, Diretor Supply Chain, Mendes Gonçalves

CONFERÊNCIA CANCELADA


17:15h - 18:15h | NEW 2017 - ASK THE EXPERT SESSION: Vantagens da gestão visual.

Luis F. Acosta Rodríguez, Responsável da área de Conhocemento Supply Chain Managment, Global Lean 

Nesta segunda sessão de "Ask the expert"  D. Luis F. Acosta Rodriguez, responsável da supply chain na Global Lean fará uma breve introdução dos temas a tratar para seguidamente responder às perguntas que os assistentes queiram formular. Os temas a tratar serão: vantagens da graficação de dados e comunicação visual, Visualização tradicional: análise forense e inspeção,  Visualização moderna: construção de qualidade no processo.

10:45h - 11:15h | Como pode hoje em dia o packaging influenciar a compra que cada vez mais é feita ominicanal?

Ricardo Torres, Diretor de Comunicação & Publicidade, Dia Corporate

Cada vez mais o consumidor têm várias opções de locais de compra. Mais do que multicanal, temos de ter uma estratégia Omnicanal, uma estratégia que liga todos os segmentos do negócio, para que as marcas não percam coerência na oferta. Todas as estratégias e vertentes do marketing têm que estar alinhadas e atentas a esta nova realidade.


11:15h - 11:45h | Desenvolvimento de materiais compósitos para produção de embalagens ecosustentáveis

Gabriela Martins, Investigador Principal, Universidade de Coimbra

Numa época de conscencialização dos prejuizos ambientais causados pelos plásticos, o papel da ciência assume-se como fundamental no desenvolvimento de soluções eco-sustentáveis, nomeadamente no domínio da embalagem.
Nesta apresentação, serão descritos alguns trabalhos laboratoriais de otimização de diferentes materiais compósitos para o setor da embalagem, explicando como foi feita a seleção de matérias-primas, como foram conjugadas, de que modo foram processadas e que propriedades foram obtidas nos produtos finais. Os trabalhos descritos permitirão informar a sociedade sobre o potencial dos materiais biocompósitos e sobre os métodos científicos atualmente utilizados na pesquisa de novos materiais ecosustentáveis. Será dado realce à reciclagem de matérias-primas através da utilização de desperdícios de fibras vegetais, nomeadamente serradura de pinho, aplicada como elemento de reforço de matrizes poliméricas selecionadas.


11:50h - 12:20h | Honeycomb: resistência e sustentabilidade

Fernando Ds Smith
Fernando Rodrigues, Director Departamento Honeycomb na DS Smith Packaging Portugal

Na DS Smith continuamos a procurar soluções eficazes e sustentáveis para os nossos clientes. Com o Honeycomb abrem-se novas possibilidades para o nosso desenvolvimento, devido às suas interessantes propriedades de resistência. Não só no mundo da embalagem, mas também noutros mercados como o dos móveis, ou na comunicação visual.


13:15h - 16:00h. Break


16:00h - 16:40h | A oportunidade do digital em packaging

Luis Christophe, EMEA Marketing manager, Hewlett Packard

Uma das fontes de inspiração de que seu negócio precisa para crescer é conhecer casos de sucesso. Entender alguns dos passos tomados em diferentes países e sectores ajuda a direcionar esforços e aguçar sua ambição. Existem empresas capazes de transformar segmentos e mercados. Nesta conferência você encontrará exemplos destas empresas inovadoras que estão a utilizar a impressão digital para continuar a crescer de maneira rentável no mercado de embalagens e etiquetas, desde a perspectiva de marcas, consumidores e produtores.


16:40h - 17:10h | A gestão da inovação como elemento de competitividade

Rui Osorio Tecnicartón
Rui Osório, Director de la planta, DS Smith Tecnicarton Portugal

Como é que as empresas podem encontrar um elemento diferenciador e de competitividade através da inovação. Descobrir como se estrutura e organiza um sistema de gestão da inovação e quais são os pontos-chave do seu sucesso na implementação do mesmo na empresa.


17:10h - 17:40h | Embalagens e rótulos inteligentes – o uso da tecnologia QStamp para soluções de monitorização e rastreabilidade

Tiago Cunha Mater Dynamics
Tiago Cunha Reis, PhD ,CEO and Head, Nanotech

O QStamp é uma tecnologia desenvolvida pela Mater Dynamics, consistindo numa película que contém nanossensores para monitorização de temperatura e humidade. Ao aplicar o QStamp® num rótulo ou embalagem convencional, qualquer um deste adquire a capacidade de monitorizar e reportar variações térmicas e de humidade que atuem sobre produtos. A tecnologia opera sem qualquer recurso a uma bateria, situando-se no mercado como uma solução de controlo da qualidade e rastreabilidade em tempo-real.