Empack
21

10:30 - 11:10

A importância da embalagem na garantia da segurança alimentar

ASAE

Filipa Melo de Vasconcelos, subinspetora-Geral da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)

Breve abordagem da legislação geral e específica aplicada aos materiais e objetos destinados a entrar em contacto com os alimentos e a importância do seu cumprimento de modo a excluir a transferência de substâncias para os alimentos em quantidades suscetíveis de representar um risco para a saúde humana ou de provocar uma alteração inaceitável na composição dos alimentos ou uma deterioração das suas propriedades organoléticas.

A rastreabilidade dos materiais e objetos destinados a entrar em contacto com os alimentos como meio facilitador do controlo, da retirada de produtos defeituosos do mercado, da informação dos consumidores e da imputação de responsabilidades.

O trabalho desenvolvido pela ASAE como autoridade nacional competente.

11:15 - 11:55

Novos materiais biodegrádaveis para embalagem

AIMPLAS
Confere

Chelo Escrig Rondán, Responsável do departamento de extrusão da AIMPLAS

AIMPLAS desenvolveu, no âmbito de dois projetos europeus, novos materiais biodegradáveis com melhores prestações mediante modificações químicas e/ou físicas para sua utilização na embalagem de alimentos. Estes novos graus podem suportar tratamentos térmicos, como a pasteurização e esterilização (BIOBOTTLE) ou ter as propriedades barreira ao oxigênio requeridas para diferentes tipos de produtos para embalagem (graus PVOH). Esta palestra apresenta uma panorâmica de como as modificações físicas e/ou químicas nos materiais biodegradáveis ampliam o âmbito de aplicação.

12:00 - 12:40

Reinventando materiais para embalagens alimentares

CICECO

Paula Ferreira, Principal Researcher da CICECO

As embalagens alimentares têm cada vez mais um papel preponderante na proteção e preservação dos alimentos, desde a sua produção até ao consumidor final. A procura de embalagens sustentáveis é uma necessidade emergente. Neste contexto, os Departamentos de Química (QOPNA) e de Engenharia de Materiais e Cerâmica (CICECO) da Universidade de Aveiro têm estado envolvidos no desenvolvimento de materiais a partir dos subprodutos da indústria de batata frita para embalagens ativas na preservação de alimentos, monitorizando a sua segurança alimentar.

16:00 - 16:40

Novo negócio baseado na inovação da embalagem. A experiência da Gepack

GEPACK

Rui Peneda, General Manager da Gepack

ITENE
Confe

Mercedes Hortal, Manager da ITENE

A inovação na embalagem joga um papel fundamental na geração de novos negoçios para empresas e na melhora da sua competitividade, mas as veces isto não é um procedimento fácil pois requer atenção, tempo e investimento. Na presentação, ITENE introduzirá a metodologia necessária para identificar ideias inovadoras orientadas ao mercado, analisar as suas técnicas de viabilidade e estudar como fazê-las encaixar com os programas inovadores de financiamento europeus para conseguer a aceptação da proposta. A empresa da embalagem de referência Gepack explicará de primeira mão, a sua experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a embalagem no contexto do H2020 SME’s Instrument financing program.

16:45 - 17:30

A Inovação como alavanca para o crescimento da marca Luso

Heineken

Luis Santiago, Packaging Improvement Projects & Logistics Manager da Heineken (Sociedade da Água de Luso, SA)

A Inovação desempenha um papel fundamental para um crescimento sustentável da marca Luso. Fazendo parte de um grupo global como a Heineken os processos de inovação têm de ser sólidos e estruturados, por forma a garantir que grandes ideias chegam até aos nossos consumidores, de uma forma rápida e eficaz. O processo global de inovação inicia na parte de Front End havendo depois um funil de inovação constituído por 6 diferentes fases.

Afterwork
22

10:30 - 11:10

Embalagem Vs Compras: Decisões e rol do departamento de compras

APCADEC

MODERADOR:

Pedro Felício, representante da APCADEC

Sumol+Compal

ORADORES:

Filipe Santos, Gestor de compras da Sumol+Compal

SOGRAPE

Isabel Maria Santos, Purchasing Manager da Sogrape

LACTOGAL

Armando Madail, Coordenador de Compras da Lactogal Produtos Alimentares

Como podemos estabelecer a balança entre o branding e os costes de uma embalagem? Qual deve ser a relação entre o departamento de compras e a embalagem dos seus productos? A mesa redonda tratará sobre a influência que o departamento de compras pode trazer sobre os aspectos da embalagem do produto, nomeadamente procura de alternativas, recolha de informação no mercado, estudo e Gestão de projectos.

11:15 - 11:55

Contrafação: segurança e rastreabilidade

Bluepharma

João Miguel Pancas, Head of Packaging da BLUEPHARMA

A contrafação e falsificação de medicamentos, para além de ser um negócio ilícito, é um grave problema de saúde pública, que pode colocar em perigo a integridade ou, até, a vida dos consumidores. Desta forma, as autoridades Europeias elaboraram uma Diretiva que visa regular o funcionamento do mercado interno para os medicamentos e salvaguardando um elevado nível de proteção da saúde da populações.
Nesta palestra será abordado o tema da contrafação dos medicamentos e o impacto da nova diretiva na cadeia do medicamento.

12:00 - 12:40

O poder da embalagem

Distribuçao Hoje

Filipe Gil, Editor da Distribuição Hoje

SONAE

Mafalda Pescaria, area manager product marketing-Direção de Marketing da Sonae MC

Un painel de especialistas analisará como o packaging pode influenciar a compra do consumidor.

16:00 - 16:40

Embalagens eficientes 

Packworks

Alfredo Monteiro, CEO da Packworks

AMJ Monteiro é agora Packworks, afirmando-se cada vez mais como uma empresa especialista em packaging, prestando um acompanhamento constante aos clientes e assegurando optimização e maior eficiência nos processos.

O seu posicionamento no mercado e junto dos principais clientes tem por objectivo o estabelecimento de parcerias de negócio nestas três áreas. Passando também pela prestação de um serviço de logística e gestão das embalagens, garantindo sempre uma resposta global em packaging e logística da embalagem.
Abordagem criativa, respostas inteligentes, resultados únicos.

16:40 - 17:30

Embalagem para  “e-commerce Soluções para uma realidade em crescimento

SealedAir

Santiago Serrano Ledo, International Strategic Account Manager EMEA da Sealed Air

Analise da evolução do e-commerce, a realidade actual e a tendência de futuro. A importância da embalagem apropriada numa perspectiva de proteção e de imagem. As soluções actuais de embalagem para todas as necessidades; desde as micro empresas (ex: artesão que trabalha em sua casa) até multinacionais ou empresas especializadas no e-commerce.